top of page

Embarcações

         A frota lagosteira que realiza desembarques na região bragantina apresenta, no geral, embarcações com casco de madeira que podem variar de embarcações menores que 8 metros, até embarcações com pouco mais de 12 metros de comprimento (PORTO et al., 2005; DIAS-NETO, 2010).

          Além disso, de acordo com a classificação definida por Costa (1969), as embarcações lagosteiras possuem motores que variam de 18 a 250 HP de potência máxima. As embarcações que possuem os motores de menor potência são as que geralmente atuam nos pesqueiros mais próximos da linha de costa, já as embarcações que possuem motores mais potentes, são as que têm mais autonomia de viagem e realizam a captura em locais mais afastados da costa, na plataforma continental.

          Estas embarcações que atuam mais afastadas da linha de costa contam com uma maior capacidade de estocagem, podendo chegar até cerca de 12 toneladas de capacidade máxima (LIMA et al., 2014), visto que os dias de mar serão maiores que os da frota que atua mais próximo à linha de costa (DIAS-NETO, 2008).

bottom of page