top of page

Reprodução

          A  espécie Macrodon ancylodon, pode atingir até 5 anos de idade, com maturidade sexual atingida com um a dois anos (IKEDA, 2003). Alcança 45 cm de comprimento e com cerca de 25 cm as fêmeas já estão maduras e prontas para a desova, que ocorre mais de uma vez ao ano.

         Santos (2006), estudando a reprodução da espécie na costa norte, concluiu que o período reprodutivo é prolongado, com desova do tipo parcelado tendente à intermitência, apresentando picos nos meses de julho-agosto e dezembro-fevereiro. O comprimento no qual 50% das fêmeas estão no processo reprodutivo (L50) foi estimado em 25,08 cm, com 1,5 ano de vida, quando afirma a autora que grande parte da captura na região, especialmente da pesca industrial, incide sobre indivíduos jovens. Conclui, ainda, que todas as fêmeas estão aptas a participar do processo reprodutivo (L100), a partir de 34 centímetros.

             Os machos alcançam a primeira maturação com comprimentos inferiores aos das fêmeas, como ocorre na maioria dos teleósteos. Em Santos (2007) M. ancylodon apresentou o L50 com comprimento de 20,1 cm (machos) e 22,1 cm (fêmeas).

bottom of page